About the Journal
In creating a space for the publication of research by teachers and students (undergraduate and postgraduate) from the Faculty of Education and Psychology (FEP), as well as other researchers in the fields of psychology and education at the national and international levels, the Mozambican Journal of Psychology and Education aims to provide society with an undeniable and highly anticipated reference in the Mozambican academic and social communities. Based on the aspirations learned and experienced through the daily work of teachers and students, we hope this journal will contribute significantly to relevant academic and scientific culture.
Current Issue
O presente número da Revista PSIEDU, Revista da Faculdade da Educação e Psicologia, da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique), nº FEP/2025.2, doravante número especial, integra artigos do dossier “Psicologia e Pedagogia na Construção e Renovação da Escola Moçambicana”, sendo sete artigos da Psicologia, subordinados ao eixo temático “Psicologia, Educação e Sociedade”, e nove da Pedagogia, sob o eixo temático “Pedagogia: Abordagens Inovadoras e Transformadoras”. Naturalmente, não existem fronteiras rígidas entre os dois eixos temáticos. Pelo contrário, trata-se de dois campos que se intersectam num campo de conhecimento interdisciplinar.
O número surge num contexto histórico importante e significativo para a academia moçambicana, particularmente, no contexto institucional (da UP-Maputo), a publicação insere-se na dinámica da reforma curricular ao nível dos cursos da graduação e pós-graduação, ao mesmo tempo que busca responder a uma demanda crescente de publicações, tanto por parte de docentes, como de estudantes da pós-graduação. Outrossim, o número faz parte ainda de um conjunto de acções comemorativas dos 40 anos da UP-Maputo, integrando-se numa corrente de reflexão sobre a contribuição da Universidade no desenvolvimento do Sistema Nacional da Educação, incluindo na formação dos seus profissionais e técnicos
