A EDUCAÇÃO MULTICULTURAL E DIREITOS HUMANOS: O CASO DE MOÇAMBIQUE

Autores

  • Eduardo Humbane Autor

Palavras-chave:

Educação, relevância educacional, multiculturalismo e direitos humanos

Resumo

Neste artigo objetivamos, por um lado, mostrar que em Moçambique a educação escolar é em geral percebida socialmente como estando em crise, sendo uma das razões a sua falta de relevância social, fenômeno que vem do passado colonial e se arrasta à atualidade. Este quadro faz com que a partir desta educação, a visão hegemônica dos direitos humanos, de origem ocidental e liberal, seja essencializada e naturalizada, perdendo-se assim uma oportunidade soberana de diálogo entre esta visão hegemônica dos direitos humanos com outras, bastante enraizadas, que existem naquela sociedade. Por outro lado, objetivamos mostrar que a reversão deste quadro passa pela existência de uma educação multicultural, que permita um diálogo intercultural profícuo sobre os direitos humanos, garantindo dessa forma maior coesão social ao manter-se a prática dos direitos humanos coerente com a sociedade multicultural que Moçambique é.

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Publicado

2025-10-17