CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM MEIO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL SOBRE IMPACTOS PSICOLÓGICOS E SOCIAIS NAS ESCOLAS DE MAPUTO
Palavras-chave:
substâncias psicoativas, prevenção, intervenção escolar, perceções de adolescentes, desempenho académicoResumo
Este estudo teve como objectivo analisar as percepções de adolescentes e jovens acerca das consequências psicológicas e sociais associadas ao consumo de Substâncias Psicoativas (SPA) no contexto escolar. Participaram neste inquérito 424 alunos do ensino secundário (65,1% do sexo feminino), com idades entre os 14 e os 20 anos (M=16,17; DP=1,11), correspondentes às classes de 9.ª a 12.ª, seleccionados de duas escolas: Escola Secundária da Polana e Escola Secundária da Machava-sede. Os resultados indicaram a existência de diferenças estatisticamente significativas na dimensão "comportamento de uso" em função do histórico de retenção escolar. Foi evidente que o consumo de drogas lícitas e ilícitas se associou a uma multiplicidade de prejuízos no âmbito académico. Estes prejuízos manifestaram-se através de baixo rendimento académico, desinvestimento e desinteresse pelas atividades escolares, comportamentos de absentismo e atrasos, não realização de trabalhos e exercícios, e ideação de abandono escolar, para além de défices significativos de concentração (Gomes et al., 2018). Verificou-se que o uso de SPA pode desencadear graves comprometimentos cognitivos e emocionais nos adolescentes, podendo, consequentemente, afetar negativamente funções neurocognitivas como a memória e a capacidade de aprendizagem. Estas alterações refletem-se, de forma drástica, no declínio do rendimento escolar. De acordo com Santos (2017), as substâncias psicoativas ocasionam alterações significativas na atenção, senso percepção e processos mnésicos. Consequentemente, observou-se que, entre os adolescentes que consumiam SPA, reportavam baixo índice de aprendizagem e tinham experienciado reprovação, houve uma predominância de indivíduos do sexo feminino. Em paralelo, o levantamento sobre o padrão de consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas revelou que os adolescentes consumiam exclusivamente álcool, ou álcool em associação com tabaco. Identificou-se também um subgrupo que fazia uso de substâncias ilícitas. Nestes últimos casos, registou-se um comprometimento mais acentuado do desempenho escolar quando comparado com indivíduos que
consumiam outras combinações de substâncias.
