Edições Anteriores

  • Em tempos de pandemia da COVID-19: Desafios para a Educação e para a Psicologia
    Vol. 1 N.º 2 (2020)

    Esta edição temática tem a pandemia da Covid-19 em pano de fundo, apresentando para sí, estimado leitor, textos com pendor mais reflexivo ou teórico, outros suportados por pesquisa empírica ou de campo e outros ainda que descrevem experiencias. Igualmente, os trabalhos estão enquadrados numa rica variedade de eixos, desde aqueles virados para questões de planificação curricular e/ou pedagógica, da qualidade de ensino, do uso de tecnologias educativas, da viabilidade de realização de estágios e práticas pedagógicas e da aprendizagem dos grupos vulneráveis. As crises vem e vão, o importante é aprendermos com elas para que em próximas crises, que certamente virão, estejamos melhor preparados para lhes fazer frente.

  • Psicologia e Pedagogia na Construção e Renovação da Escola Moçambicana
    Vol. 1 N.º 6 (2025)

    O presente número da Revista PSIEDU, Revista da Faculdade da Educação e Psicologia, da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique), nº FEP/2025.2, doravante número especial, integra artigos do dossier “Psicologia e Pedagogia na Construção e Renovação da Escola Moçambicana”, sendo sete artigos da Psicologia, subordinados ao eixo temático “Psicologia, Educação e Sociedade”, e nove da Pedagogia, sob o eixo temático “Pedagogia: Abordagens Inovadoras e Transformadoras”. Naturalmente, não existem fronteiras rígidas entre os dois eixos temáticos. Pelo contrário, trata-se de dois campos que se intersectam num campo de conhecimento interdisciplinar. 
    O número surge num contexto histórico importante e significativo para a academia moçambicana, particularmente, no contexto institucional (da UP-Maputo), a  publicação insere-se na dinámica da reforma curricular ao nível dos cursos da graduação e pós-graduação, ao mesmo tempo que busca responder a uma demanda crescente de publicações, tanto por parte de docentes, como de estudantes da pós-graduação. Outrossim, o número faz parte ainda de um conjunto de acções comemorativas dos 40 anos da UP-Maputo, integrando-se numa corrente de reflexão sobre a contribuição da Universidade no desenvolvimento do Sistema Nacional da Educação, incluindo na formação dos seus profissionais e técnicos