PRÁTICAS COLABORATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-ARENDIZAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Palavras-chave:
Práticas colaborativas, Aprendizagem Colaborativa, Aprendizagem SignificativaResumo
O artigo traz uma reflexão sobre as perspectivas e desafios no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, atendendo as novas dinâmicas de formação docente. Essa dinâmica ou estratégia visa promover a educação colaborativa entre alunos, alunos-professores e outros intervenientes do processo educativo, tendo como base a metodologia ou estratégia de educação centrada no sujeito da formação. A reflexão enquadra-se no paradigma qualitativo através de adopção da pesquisa bibliográfica, usando as reflexões dos teóricos humanistas Carl Rogers, Piaget e Vygostky. A reflexão sustenta a premissa de que a aprendizagem colaborativa, como estratégia e prática, deve ser adoptada como nova metodologia de aprendizagem dos alunos, pois permitirá o desenvolvimento de valores como a solidariedade, a partilha de conhecimentos, a empatia, aceitação positiva e a congruência para mudança de personalidade colaborativa enquanto aprendem e permite optimizar o ambiente escolar mais envolvente e educacional. É nesse diapasão que a reflexão incide sobre como proporcionar uma aprendizagem significativa a partir da colaboração entre sujeitos aprendentes e demais actores do processo de ensino-aprendizagem.
