FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE: PERCURSOS E IDENTIDADES
Palavras-chave:
Sistema Nacional de Educação, ensino superior, metodologias, formação de professores, Universidade PedagógicaResumo
O presente trabalho surge no âmbito do programa de mobilidade Internacional da Universidade Federal de São João del Rei, em Minas Gerais, na sequência do lançamento do Edital 02/2024/PROPE/ASSIN. A intenção primeira é de reflectir sobre a formação docente e a sua actuação na discipina de Metodologia de Ensino Superior na Universidade Pedagógica de Maputo. Uma das questões importantes para esta reflexão, prende-se com a preocupação sobre se a sua formação nas diversas áreas de conhecimento, os habilita cabalmente para actuar com um paradigma diferenciado em Metodologia do Ensino Superior. Reflectimos igualmente sobre as condições de trabalho dos professores, vendo-se a possibilidade de responder cabalmente às crescentes demandas num contexto macrossocial e político desafiador em Moçambique. Como base metodológica, assume-se a pesquisa biblográfica e documental, e a nossa experiência informada e um quadro de referência teórica local sobre estudos, discussões e reflexões em volta da formação de professores em Moçambique, os desafios do Ensino Superior e da formação docente deste subsistema, no quadro do Sistema Nacional de Educação. A revisão de literatura resultará do estudo e consulta da bibliografia de autores moçambicanos, publicados em livros, resultantes de eventos científicos, tais como artigos científicos e comunicações, bem como consulta a teses, dissertações, colectáneas e demais trabalhos académicos. Consideramos que o quadro teórico sobre a formação de professores em Moçambique, sobretudo no que se refere ao Projecto Educativo da UP, poderá consubstanciar os elementos de análise e de referência suficientes para a inserção de mudanças de nível microcurricular na área de Metodologia do Ensino Superior.
