INCLUSÃO DE ALUNOS COM AFASIA EM TURMAS REGULARES: UM ESTUDO BASEADO EM VIVÊNCIAS E PRÁTICAS NUMA ESCOLA BÁSICA NA CIDADE DE MAPUTO

Autores

  • Ana Paula Moiane de Sousa Autor
  • Profa. Doutora Lúcia Suzete Simbine Autor

Palavras-chave:

Inclusão, alunos com afasia, Turmas Regulares

Resumo

O presente artigo resulta do corte de um de estudo efectuado numa escola básica na cidade de Maputo. Com o mesmo pretendia-se conhecer o papel da direcção da escola face ao processo de inclusão de alunos com dificuldades de comunicação, particularmente com afasia. No cômputo metodológia a entrevista foi a técnica principal aplicada e secundada pela observação do trabalho de dois professores do mesmo número de alunos com afasia e mais dois membros da direcção da escola. Os resultados permitiram concluir que a escola não tem pontencial para assumir um modelo de escola inclusiva, entretanto, segundo a direcção daquela instituição, os esforços empreendidos como mecanismos de superação não fazem diferença devido à falta de disponibilização de meios adequados para a inclusão, por parte da entidade competente. A escola associa a ineficácia de modelo de inclusão, além da escassez de meios, a falta de capacitação dos docentes e de material didáctico necessário para se trabalhar com alunos com afasia. O mesmo argumento, usam os professores quanto à metodologia de ensino que aplicam na sala, estes não empreendem esforço, entretanto, clamama pela intervenção do patronato em investimento nas capacitações em matérias de inclusão, pois ainda há muitas barreiras por se ultrapassar no que concerne à inclusão de alunos com afasia.

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Publicado

2025-10-17