RECONSTRUÇÃO DE SABERES E DAS PRÁTICAS DOCENTES NA PERSPECTIVA DO ENSINO CENTRADO NO ALUNO: UMA EXPERIÊNCIA DE APERFEIÇOAMENTO DOCENTE NO DISTRITO MUNICIPAL KA-NHLAMANKULO

Autores

  • Geraldo Teodoro Ernesto Mate Autor
  • Prof. Doutor Bonifácio Obadias Langa Autor
  • Prof. Doutor Luís Bila Autor
  • Mestre Chadreque Guambe Autor
  • Profa. Doutora Atália Mondlane Autor
  • Mestre Daniel Canxixe Autor

Palavras-chave:

Aperfeiçoamento pedagógico, renovação pedagógica, MP4, Ka-Nhlamankulo

Resumo

O presente artigo, subordinado ao tema “Reconstrução de saberes e das práticas docentes na perspectiva do ensino centrado no aluno: Uma Experiência de Aperfeiçoamento Docente no Distrito Municipal Ka-Nhlamankulo”, tem como propósito principal analisar uma experiência de formação contínua dos professores, faciitada por docentes da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Pedagógica de Maputo, na perspectiva da sua eficácia formativa e do seu potencial de contribuição sistémica. A metodologia da análise inclui a descrição e análise do depoimento dos professores, através da hermenêutica do seu discurso apreendido com o auxílio de um inquérito aos professores (com objectivo de aferir sobre a eficácia do modelo de formação contínua), o esboço de uma teoria de profissionalização e a caracterização dos momentos formativos. A experiência do aperfeiçoamento pedagógico em análise foi realizada através do “Método de Partilha” (de saberes e práticas docentes), também designado MP4, por envolver quatro momentos de partilha. A análise mostra que os professores sentem-se motivados e satisfeitos com o modelo, pelas oportunidades de aprendizagem, de interactividade, participação e exemplificação que oferece. O artigo conclui que há uma necessidade de tornar a experiência permanente e frequente, podendo esta contribuir para a renovação pedagógica da escola Moçambicana.

Downloads

Publicado

2025-10-17