DESAFIOS DO O ENVOLVIMENTO PARENTAL NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO PRIMÁRIO: UMA ANÁLISE VOLTADA À CIDADE DE MAPUTO
Palavras-chave:
envolvimento parental, relação família-escola, aprendizagem dos alunos, desafiosResumo
Este estudo teve como objetivo reflectir sobre os desafios do envolvimento parental na aprendizagem dos alunos do ensino primário no contexto urbano moçambicano, com foco na Cidade de Maputo. Para tal, foi realizada uma revisão narrativa da literatura baseada em livros, dissertações e artigos científicos publicadas maioritariamente a partir do ano 2000 em plataformas Google Acadêmico, SCIeLO, repositórios universitários e Sites do Governo, assim como em aferições contextuais. Os resultados indicam a existência de desafios estruturais - criação de programas práticos que traduzam a legislação e os manuais dos conselhos de escola em acções concretas; organizacionais - desenvolvimento de accões intencionais e institucionalizadas por parte dos professores; cultural-relacional - estilos parentais, representações, conflito de expectativas. Estes resultados apontam para a necessidade premente de desenvolver programas inclusivos que envolvam activamente as famílias no processo educativo.
