ANÁLISE E REDESENHO SISTÉMICO: UM NOVO PARADIGMA DE ABORDAGEM DOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Análise, Redesenho, Sistema de Educação, Moçambique, ÁfricaResumo
O artigo “Análise e Redesenho Sistémico: Um novo paradigma de abordagem dos sistemas de educação” partilha, na essência, a concepção de uma disciplina que surge num curso de pós-graduação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Maputo (2012), no Curso de “Mestrado em Desenho de Sistemas da Educação”. A abordagem, que parte da acepção da Análise e Redesenho Sistémico como um novo campo epistemológico, inovador na sua natureza e relevante no contexto dos sistemas de educação africanos, efectua-se em duas perspectivas. Uma consiste numa fundamentação epistemológica, que inclui a discussão da relevância epistemológica e a definição epistemológica da disciplina. A outra gravita em volta do conceito da Análise e Redesenho Sistémico como sistema de conhecimento, incidindo sobre os objectivos epistemológicos, sobre os pressupostos epistemológicos, sobre os princípios epistemológicos e estratégias metodológicas, e sobre as questões epistemológicas e a temática de abordagem da disciplina (problemática). O artigo conclui que a Análise e Redesenho Sistémico tem potencialidades contributivas significativas para o desenvolvimento e reforma radical dos sistemas de educação africanos, em especial para o Sistemas de Educação Moçambicano, e consequentemente, para a elevação da qualidade da educação oferecida por esses sistemas.
