Sobre a Revista

A Revista Moçambicana de Psicologia e Educação – PSIEDU – é difundida via electrónica e impressa pela Editora Educar da Universidade Pedagógica. Tem como objectivo publicar e divulgar artigos e comunicações de cunho científico, de autoria nacional e estrangeira, nas áreas de Psicologia e de Educação. Para a publicação dos referidos artigos e comunicações, incluindo relatórios de investigação, artigos de revisão e apresentação crítica de livros, passam por um processo de avaliação editorial.

Número Atual

Vol. 1 N.º 6 (2025): Psicologia e Pedagogia na Construção e Renovação da Escola Moçambicana
					Ver Vol. 1 N.º 6 (2025): Psicologia e Pedagogia na Construção e Renovação da Escola Moçambicana

O presente número da Revista PSIEDU, Revista da Faculdade da Educação e Psicologia, da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique), nº FEP/2025.2, doravante número especial, integra artigos do dossier “Psicologia e Pedagogia na Construção e Renovação da Escola Moçambicana”, sendo sete artigos da Psicologia, subordinados ao eixo temático “Psicologia, Educação e Sociedade”, e nove da Pedagogia, sob o eixo temático “Pedagogia: Abordagens Inovadoras e Transformadoras”. Naturalmente, não existem fronteiras rígidas entre os dois eixos temáticos. Pelo contrário, trata-se de dois campos que se intersectam num campo de conhecimento interdisciplinar. 
O número surge num contexto histórico importante e significativo para a academia moçambicana, particularmente, no contexto institucional (da UP-Maputo), a  publicação insere-se na dinámica da reforma curricular ao nível dos cursos da graduação e pós-graduação, ao mesmo tempo que busca responder a uma demanda crescente de publicações, tanto por parte de docentes, como de estudantes da pós-graduação. Outrossim, o número faz parte ainda de um conjunto de acções comemorativas dos 40 anos da UP-Maputo, integrando-se numa corrente de reflexão sobre a contribuição da Universidade no desenvolvimento do Sistema Nacional da Educação, incluindo na formação dos seus profissionais e técnicos

Publicado: 2025-10-17

Número Completo

Editorial

Artigos

Ver Todos os Números