A relação entre actividades de enriquecimento curriculares/extracurriculares e o desempenho académico

Autores

  • Eurico Pereira Universidade Católica Portuguesa Autor
  • Sérgio Tenreiro de Magalhães Autor
  • Vítor J. Sá Autor

Palavras-chave:

Actividades extracurriculares; actividades de enriquecimento curricular; AEC; desempenho académico; 1º ciclo

Resumo

O programa “Escola à Tempo Inteiro” (ETI) do Ministério da Educação (ME) iniciado nas escolas públicas em 2006 veio generalizar o acesso à prática, de forma gratuita, de um conjunto de aprendizagens enriquecedoras do currículo a todos os alunos do 1º Ciclo, com o objectivo de melhorar os resultados escolares dos alunos, ao mesmo tempo que responde às necessidades sociais das famílias em prolongar a permanência das crianças nas escolas (Relatório da CAP 2007-2008). Importa agora verificar se os objectivos propostos foram alcançados e em que medida. O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado numa amostra de 597 alunos que concluíram o 6º ano e o 9º ano no ano lectivo de 2011/21012. Os resultados do referido estudo dão conta de uma clara melhoria no desempenho académico dos alunos que frequentaram actividades de enriquecimento curricular durante o primeiro ciclo.

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Publicado

2025-09-02

Edição

Secção

Artigos