Como estudam os alunos universitários: Levantamento na Universidade Pedagógica de Moçambique
Palavras-chave:
Ensino Superior; Comportamentos de Estudo; Auto-Regulação da Aprendizagem; Rendimento EscolarResumo
O presente trabalho intitulado como estudam os alunos universitários: levandamento na Universidade Pedagógica de Moçambiqueaborda sobre a forma de como os estudantes organizam a sua aprendizagem e que preparações fazem para serem bem sucedidos no desempenho escolar. Com o objectivo de auscultar como se processa a organização dos estudos pelos alunos universitários, tanto nas ciências quanto nas humanidades. Participaram no estudo 48 estudantes do 1º ano e 3º ano (24 homens e 24 mulheres) distribuídos em dois grupos de cursos: Humanidades e Ciências. Para percebermos o comportamento dos estudantes perante a organização da aprendizagem recorremos a um questionário de 13 (treze) perguntas abertas previamente elaboradas, das quais obtivemos respostas que a partir delas, formamos categorias. Das categorias obtidas, elaboramos quatro dimensões de competências e estratégias de aprendizagem assim caracterizadas: (i) os comportamentos de organização do estudo, a tomada de apontamentos e recursos necessários, a gestão do tempo e a frequência das aulas; (ii) a aquisição e compreensão das matérias e assuntos curriculares, as estratégias deliberadas de processar a informação e de construir o conhecimento; (iii) os aspectos motivacionais, os interesses no curso e nas unidades curriculares que frequentam; e (iv) os comportamentos de preparação e realização das situações de avaliação, incluindo a realização de exames e outras situações de avaliação.