20 Anos de inclusão ou (re) integração educacional em Moçambique?

Autores

  • dra. Vinólia Filipe Mondlane Francisco Escola Secundária “15 de Outubro” Autor
  • Med. Tima Fátima Dinis Universidade Pedagógica de Maputo Autor
  • Med. Francisco Ernesto Francisco Autor

Palavras-chave:

Inclusão, Variáveis de Sucesso, Moçambique.

Resumo

Consideramos a história da educação especial a nível internacional e a importância da educação para todos no sucesso de aprendizagem. Nesta revisão objectivamos reflectir sobre a implementação da educação inclusiva em Moçambique (1998 - 2018) à luz das exigências da UNESCO e UNICEF com as práticas educativas nacionais. Em meio a esta discussão foi possível depreender que, nas variáveis de sucesso, Moçambique destaca-se por uma educação inclusiva sem lei; com políticas e práticas educativas divergentes; a falta de flexibilidade ou ajustamentos curriculares são cada vez mais; o financiamento exíguo; falta e/ou precárias adaptações arquitectónicas e formativas; os sistemas de apoios e serviços especializados inexistentes; a sensibilização comunitária e social menos pragmática; o envolvimento do tecido familiar menos presente; as estratégias colaborativas entre sectores da área não são evidentes; a liderança, tomada de decisão e responsabilização pouco claras podendo assim cristalizar-se cada vez mais a integração educacional. Por assim dizer-se, assistimos um "divórcio" psico-pedagogicamente instituído entre as políticas e as práticas educativas inclusivas. Conclusivamente, destacamos a necessidade para a mudança da nomenclatura NEE para Educação Inclusiva, e a inscrição/inclusão da disciplina Educação Inclusiva em todos os subsistemas de educação nacional.

Biografias do Autor

  • dra. Vinólia Filipe Mondlane Francisco, Escola Secundária “15 de Outubro”

    Licenciada em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica – Montepuez, Docente na Universidade Católica de Moçambique (UCM) e Professora de Filosofia na Escola Secundária “15 de Outubro” - Montepuez

  • Med. Tima Fátima Dinis, Universidade Pedagógica de Maputo

    Mestre em Administração e Gestão Educacional pela Universidade Pedagógica – Maputo, Docente e Investigadora pelo Departamento de Ciências de Educação e Psicologia, UP – Montepuez

     

  • Med. Francisco Ernesto Francisco

    Mestrando em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica - Quelimane, Docente e Investigador pelo Departamento de Ciências de Educação e Psicologia, UP – Montepuez.

Publicado

2025-09-02

Edição

Secção

Artigos