Burnout em Professores Moçambicanos do Ensino Secundário Geral

Authors

  • Mussa Abacar Author
  • Gildo Aliante Author
  • Fernando António António Author

Keywords:

Burnout; Saúde ocupacional; Qualidade de Vida no Trabalho; Maslach Burnout Inventory; Professor

Abstract

Este estudo objectivou avaliar a incidência de burnout em professores moçambicanos do ensino secundário geral, verificando suas possíveis associações com variáveis sociodemográficas e laborais. O estudo envolveu 250 professores, que actuam em duas escolas secundárias da cidade de Nampula. Os dados foram colectados através do questionário sociodemográfico e do inventário Maslach Burnout Inventory - Educador Survey, versão em português. A análise estatística de dados indica que os professores apresentam nível moderado de Exaustão Emocional-EE e Despersonalização-DP e alto nível de Realização Profissional-RP. As variáveis “idade”, “números de filhos” e “experiência profissional” associaram-se positivamente com as dimensões de EE e DE. Apenas a variável “número de filhos” associou-se com a dimensão RP, mas no sentido inverso. Foram encontradas diferenças significativas entre professores solteiros, separados e viúvos. Sugere-se o desenho de programas de prevenção e intervenção em burnout nas escolas.

Published

2025-09-02

Issue

Section

Artigos