Concepções, formação e prática de professores moçambicanos na área de educação inclusiva: construção e validação de uma escala

Authors

  • Gildo Nhapuala Author
  • Leandro S. Almeida Author

Keywords:

Educação Inclusiva, Necessidades Educativas Especiais, Formação de professores, Concepções dos professores

Abstract

A implementação da educação inclusiva em Moçambique é relativamente recente justificando, por conseguinte, os esforços adicionais visando conformá-la, tendo como referência as melhores práticas internacionais nesta área. Lógico que esse desiderato depende, entre vários aspectos, da qualidade da investigação feita na área alicerçada sobre instrumentos adequadamente construídos e validados para legitimarem a tomada de decisão sobre as opções formativas e de outra índole necessárias às melhores práticas em educação inclusiva em Moçambique. Tomando uma amostra de 329 professores de escolas do ensino básico da cidade e província de Maputo buscamos construir e validar uma escala que explore as concepções, a formação e a prática dos professores moçambicanos na área da educação inclusiva. Com base nessas três dimensões e 40 itens iniciais, a versão final manteve as dimensões inicialmente teorizadas e passou a 29 itens. As diferentes análises feitas conferem à escala, as qualidades psicométricas que possibilitam o seu uso na investigação e prática na área de educação inclusiva e formação de professores em Moçambique.

Published

2025-09-02

Issue

Section

Artigos