20 Anos de inclusão ou (re) integração educacional em Moçambique?
Palavras-chave:
Inclusão, Variáveis de Sucesso, Moçambique.Resumo
Consideramos a história da educação especial a nível internacional e a importância da educação para todos no sucesso de aprendizagem. Nesta revisão objectivamos reflectir sobre a implementação da educação inclusiva em Moçambique (1998 - 2018) à luz das exigências da UNESCO e UNICEF com as práticas educativas nacionais. Em meio a esta discussão foi possível depreender que, nas variáveis de sucesso, Moçambique destaca-se por uma educação inclusiva sem lei; com políticas e práticas educativas divergentes; a falta de flexibilidade ou ajustamentos curriculares são cada vez mais; o financiamento exíguo; falta e/ou precárias adaptações arquitectónicas e formativas; os sistemas de apoios e serviços especializados inexistentes; a sensibilização comunitária e social menos pragmática; o envolvimento do tecido familiar menos presente; as estratégias colaborativas entre sectores da área não são evidentes; a liderança, tomada de decisão e responsabilização pouco claras podendo assim cristalizar-se cada vez mais a integração educacional. Por assim dizer-se, assistimos um "divórcio" psico-pedagogicamente instituído entre as políticas e as práticas educativas inclusivas. Conclusivamente, destacamos a necessidade para a mudança da nomenclatura NEE para Educação Inclusiva, e a inscrição/inclusão da disciplina Educação Inclusiva em todos os subsistemas de educação nacional.