Desafios do Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em tempo de COVID-19: Uma Abordagem Teórica
Palavras-chave:
Ensino; Aprendizagem; Ensino superior; Desafios.Resumo
O Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA), duas faces que concorrem para o (in)sucesso académico do estudante. O Ensino e a Aprendizagem tornam-se desafios em tempo de confinamento por serem um processo de mudança e de adaptação a uma nova realidade de ensino e aprendizagem por se fazer via online e à distância entre docente e estudante. O Processo de Ensino e Aprendizagem sendo uma relação de suporte entre a experiência acumulada do docente e a experiência acumulada do aluno, acontecendo à distância, carece de um suporte dinâmico de conteúdos que gerem uma aprendizagem significativa e responsável pelo estudante. A pesquisa prevê trazer à tona, a longo prazo, experiências de ensino e de aprendizagem à distância e online como desafios a superar para que a qualidade de ensino seja aprimorada e oferecida em condições viáveis para todos os estudantes. O estudo, nesta fase inicial, versa a pesquisa bibliográfica-exploratória porque descreve a relação de papéis entre docente e discente nas teorias de Vygotsky e Ausubel, no concernente ao ensino e à aprendizagem. A escolha destes teóricos é fundamental por nos trazer bases de como o docente e o estudante devem relacionar-se para desenvolverem um ensino e uma aprendizagem efectivos mesmo sendo online e à distância.