Efeitos da Covid-19 no processo de ensino-aprendizagem_Que metodologias a serem adoptadas_Estudo de caso da Escola Secundária Sansão Mutemba_Cidade da Beira.
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, metodologias, professores, alunos, Covid-19Resumo
O processo de ensino-aprendizagem em tempos de Covid-19 tem sido um dilema no nosso país, principalmente nos aspectos metodológicos adoptados pelas nossas instituições de ensino. Estas, precisam encontrar novos processos metodológicos para se adequarem ao actual cenário imposto pelo Covid-19. O objectivo deste trabalho é de verificar se os procedimentos metodológicos adoptados ao longo do tempo antes do Covid-19, onde habitualmente as turmas numerosas eram consideradas normais, serão os mesmos a serem adoptados no período do Covid-19 onde vigoram decretos que impõem uma redução significativa dos alunos em cada turma. Dai que, igualmente, este artigo aborda algumas flexibilidades metodológico-didácticas a serem implementadas por forma adequar ao cenário que for a vigorar a imposição do decreto restritivo. Pois, se em outros países os professores estão habituados a gerir turmas com uma média de 25 alunos, a mesma experiência não pode ser partilhada pela maioria dos professores em Moçambique, em particular os afectos a Escola Secundária Mateus Sansão Mutemba. Ademais, foram também sugeridos procedimentos metodológicos-didáticos a serem implementados por forma a não contrariar o distanciamento social imposto pelo decreto, como por exemplo uso de audiovisuais, descarte em grande parte dos métodos comunicativos em detrimento do expositivo. A metodologia de pesquisa foi bibliográfica aliada a pesquisa de campo baseada em experiências didácticas dos pesquisadores. De referir que os dados serão analisados qualitativamente. A pesquisa não apresenta resultados acabados, podendo desta forma abrir espaço para a continuidade, enquanto o processo das novas regras estiver em vigor.