Material instrucional adaptados ao Ensino à Distância (EaD) em tempos de COVID-19:estudo de caso no Instituto de Educação à Distância (IED) da Universidade Católica deMoçambique
Palavras-chave:
Educação a distância, Material instrucional, COVID-19Resumo
Na actual situação em que o país vive, devido a pandemia da COVID-19, onde às Universidades estão baseadas numa mediação Pedagógica baseada em Tecnologias fazendo com que os estudantes a se adaptar às mudanças rápidas surge a necessidade de estudar sobre material instrucional adaptados ao ensino à distância (EaD) em tempos de COVID-19. Com este tema os autores pretendem responder à seguinte questão: como se adaptar a essas mudanças que as Universidades estão adotando para a mediação, como adquirir novos conhecimentos, novas ideias, como adaptar o que antes era tomando por certo para continuar participando da sociedade produtiva dentro desse novo contexto; Quais são os materiais instrucionais adaptados ao EaD em tempos de COVID-19? O presente trabalho tem como objectivo apresentar contribuições de auxílio para elaboração de material instrucional adaptado ao EaD em tempos de COVID-19. Especificamente pretende-se fazer o levantamento de material instrucional usado antes do COVID-19; descrever o estágio de materiais adaptados pela instituição para dar resposta em tempos de COVID-19 e analisar a eficácia do contributo dos materiais adaptados em tempos de pandemia. Trata-se de um estudo de caso, no qual adoptamos abordagem qualitativa com o paradigma interpretativo. Para a recolha de dados recorremos à análise documental e de conteúdo. Os materiais instrucionais produzidos para dar resposta COVID-19, em sua estrutura constatou-se problemas das regras gramaticais, limitações contextuais e linguagem empregue não permite o diálogo entre o estudante e o material. O estudo concluiu que o material instrucional adaptado ao EaD em tempos de COVID-19 fez com que o professor revisse a sua postura na criação instrucional, pois existem diferenças entre o material que ele está acostumado a criar e o material a ser usado via internet; contribuiu no aumento da usabilidade das plataformas digitais o que culminou com melhoria da qualidade do processo de EaD pois facilita a manipulação de material e consequentemente o aprendizado do estudante.