A qualidade de ensino em tempos de crise do COVID -19: um olhar sobre o ensino básico
Palavras-chave:
Qualidade de ensino; COVID - 19; Estado de emergênciaResumo
A qualidade de ensino é determinante para que um país atinja bons resultados económicos, mas em contra partida, a condição socioeconômica pode influencia na qualidade de ensino. Pretende-se com este artigo, analisar a qualidade de ensino em Moçambique em tempos de crise do COVID -19, olhando mais para o ensino básico. Moçambique com uma economia dependente da ajuda externa para realizar 40% dos programas essenciais conducentes ao desenvolvimento, não tem recursos suficientes para construir escolas, para matricular todas as crianças em idade escolar, muito menos contratar professores suficientes, fora de outras condições necessárias para que o ensino tenha a qualidade desejada. Para materializar o objectivo desta pesquisa, recorreu-se a uma abordagem qualitativa, que consistiu na revisão da literatura, análise de discurso, observação participativa e inquérito, com recurso aos medias. As condições criadas para o sector da educação ainda são irrisórias para a demanda. Falta um pouco de tudo, por isso, a pandemia veio piorar o que já não estava bem. As evidencias nos levam à confirmação de que a qualidade de ensino piorou com a crise provocada pelo COVID-19.