PRÁTICAS COLABORATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-ARENDIZAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Authors

  • Milton Valentim Djive Author
  • Bonifácio Obadias Langa Author

Keywords:

Práticas colaborativas, Aprendizagem Colaborativa, Aprendizagem Significativa

Abstract

O artigo traz uma reflexão sobre as perspectivas e desafios no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, atendendo as novas dinâmicas de formação docente. Essa dinâmica ou estratégia visa promover a educação colaborativa entre alunos, alunos-professores e outros intervenientes do processo educativo, tendo como base a metodologia ou estratégia de educação centrada no sujeito da formação. A reflexão enquadra-se no paradigma qualitativo através de adopção da pesquisa bibliográfica, usando as reflexões dos teóricos humanistas Carl Rogers, Piaget e Vygostky. A reflexão sustenta a premissa de que a aprendizagem colaborativa, como estratégia e prática, deve ser adoptada como nova metodologia de aprendizagem dos alunos, pois permitirá o desenvolvimento de valores como a solidariedade, a partilha de conhecimentos, a empatia, aceitação positiva e a congruência para mudança de personalidade colaborativa enquanto aprendem e permite optimizar o ambiente escolar mais envolvente e educacional. É nesse diapasão que a reflexão incide sobre como proporcionar uma aprendizagem significativa a partir da colaboração entre sujeitos aprendentes e demais actores do processo de ensino-aprendizagem.

Author Biographies

  • Milton Valentim Djive

    Doutorando em Educação, Mestrado em Avaliação Educacional, Licenciado em Ensino Básico pela Universidade Pedagógica de Maputo -Faculdade Faculdade de Educação e Psicologia, e Professor na EB de Magoanine, Moçambique,

  • Bonifácio Obadias Langa

    Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pela UFMG/Brasil, docente e pesquisador na UP-Maputo

Published

2025-10-17