INTERPRETAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ABANDONO ESCOLAR DOS ALUNOS DA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA EDUARDO MONDLANE NA PROVÍNCIA DO MAPUTO ENTRE 2018 A 2020
Keywords:
Abandono Escolar, Interpretações, ProfessoresAbstract
Apesar da Educação Básica em Moçambique ser gratuita e obrigatória, estando os alunos isentos da taxa de matrícula, verificam-se elevados índices de abandono escolar. O abandono escolar é um conceito aplicável aos jovens que, por imperativo legal, deveriam estar na escola, mas não estão, concorrendo desta forma para a reprodução das desigualdades sociais. É nesta perspectiva que a presente pesquisa aborda as interpretações dos professores sobre o abandono escolar dos alunos da Escola Primária Completa Eduardo Mondlane na Província dE Maputo, entre 2018 à 2020. O estudo é de carácter qualitativo, com recurso a entrevistas semi-estruturadas, envolvendo 7 professores com mínimo de 5 anos de experiência, de modo a obter as informações que eles têm sobre o abandono escolar. Os dados foram trabalhados com recurso a técnica de análise de conteúdo, tendo por fim sido comparados com outras pesquisas já feitas nesta temática. Os resultados mostram que os professores interpretam este fenómeno aliado principalmente a pobreza. É a pobreza que condiciona aos casamentos prematuros, à entrada precoce ao mercado de emprego, sobretudo informal, para conseguir algum sustendo para a família. Figuram também outros factores como a falta de acompanhamento familiar e as sucessivas reprovações. O abandono escolar afecta sobretudo aos adolescentes provenientes de famílias com fraco poder económico, que não têm muito acompanhamento pelos pais e que nalguns casos são “chefes de famílias”. Quanto aos sinais de alerta face ao abandono escolar salientam-se os atrasos e as faltas frequentes, a idade desproporcional em relação aos demais colegas da turma, fruto da entrada tardia na escola ou de sucessivas reprovações.Foi possível concluir que as interpretações que os professores têm sobre o abandono escolar se prendem não apenas com características do meio envolvente da escola, mas também com as características familiares e com a incapacidade da escola em responder a um público cada vez mais diversificado, em necessidades e aspirações.
