ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS DE ATITUDES, CRENÇAS E VALORES EMEDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Authors

  • Adilson Valdano Muthambe Author
  • Alexandre José de Souza Peres Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Author

Keywords:

educação inclusiva, deficiência, atitudes, crenças, valores

Abstract

Este estudo buscou mapear a literatura internacional sobre estratégias de avaliação de atitudes, crenças e valores em educação inclusiva, com o objetivo de subsidiar a implementação e a avaliação da Política Nacional de Inclusão de Moçambique no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Inclusiva e Desenvolvimento da Criança com Deficiência (2020–2029). Realizou-se uma revisão narrativa com critérios sistematizados de busca e inclusão, abrangendo publicações entre 2007 e 2023 disponíveis nas bases Portal de Periódicos da CAPES, PePSIC, SciELO e Semantic Scholar. Foram revisados 18 estudos de países dos continentes americanos, europeu, asiático e africano, incluindo Moçambique, que analisaram atitudes, crenças e valores de professores, pais e familiares em relação à inclusão escolar de crianças com deficiência. Os resultados indicaram que a adaptação transcultural e a aplicação de escalas multidimensionais constituem estratégias avaliativas promissoras para o monitoramento da política de inclusão. Também se destacou que fatores como formação docente, área de atuação e nível de ensino influenciam significativamente as atitudes de professores e famílias em relação à inclusão. Conclui-se que a utilização de instrumentos avaliativos válidos e confiáveis pode fortalecer a efetividade das políticas inclusivas e orientar futuras intervenções educacionais em Moçambique no âmbito da Política Nacional.

Author Biography

  • Alexandre José de Souza Peres, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Universidade de Brasília), Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Published

2025-10-17