Aprendizagem Significativa em Tempos de Pandemia do COVID-19

Authors

  • Fernando Alberto Mucauque Author
  • Silvano Maximiano Chaguala Author
  • Anibal Soquiço Author

Keywords:

Aprendizagem significativa, Pandemia do COVID-19

Abstract

O presente artigo cujo tema é Aprendizagem Significativa em Tempos de Pandemia do COVID-19, foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas, com o objectivo analisar como é que ocorre a aprendizagem significativa em tempos de pandemia do COVID-19. Partindo do pressuposto de que o mundo enfrenta desafios em vários domínios para se erguer dos efeitos causados por esta pandemia e que Moçambique, faz parte da lista dos países afectados em especial no campo educacional torna-se pertinente indagar esta temática. Com a suspensão das aulas e o encerramento de instituições em todo o país para garantir o distanciamento social e promover aulas remotas, mais de oito milhões de alunos foram afectadas. Os pressupostos da teoria psicológica de aprendizagem significativa de David P. Ausubel (1918-2008) evidenciam a pertinência do conhecimento prévio dos aluno e da ancoragem para acessar novos conhecimentos. Para a sociedade sem condições tecnológicas para o ensino-aprendizagem, o cenário torna-se complexo.

Published

2025-09-04