Pandemia do COVID_19_reflectindo sobre o Estágio Pedagógico na preparação de professores da educação básica na Universidade Pedagógica De Maputo
Keywords:
Estágio Pedagógico. Prática de Ensino. Docência. COVID-19Abstract
Este artigo tem como título, Pandemia do COVID-19: reflectindo sobre o Estágio Pedagógico na preparação de professores da educação básica na Universidade Pedagógica De Maputo Moçambique. Tem como objectivos analisar o Estágio Pedagógico no curso de Ensino Básico e explicitar as implicações das actividades remotas adotadas no âmbito do COVID-19 na preparação de professores. Baseados em uma abordagem quali-quantitativa, o estudo contou com vinte e quatro sujeitos de pesquisa que responderam a um questionário. Os resultados apontam para a necessidade de ajustamento de estratégias de supervisão do estágio, assim como a restruturação dos objectivos tendo em conta que o curso de Ensino Básico é maioritariamente frequentado por professores em exercício. Conclui-se que o estágio realizado durante a Pandemia de COVID-19, não possibilitou o desenvolvimento de conhecimentos e saberes para iniciação à docência, havendo a necessidade do prolongamento das actividades assim que se retornar as aulas presenciais.