Ensino Superior em Moçambique Durante a COVID – 19: Uma avaliação do percurso das aulas baseada em experiências dos estudantes
Keywords:
vivências, pandemia, ensino superior, qualidadeAbstract
O presente estudo faz uma abordagem das experiências vivenciadas no processo de ensino aprendizagem por estudantes do ensino superior em Moçambique com o objectivo de aferir as condições sob as quais os estudantes tiveram aulas durante a vigência do Decreto de Estado de Emergência imposto pela pandemia da COVID – 19 e reflectir sobre a qualidade de ensino neste período. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, no qual a obtenção de dados foi a partir da administração de um formulário electrónico, com recurso ao google form, distribuído segundo uma amostragem autogerada e a análise foi feita com auxílio de aplicativos estatísticos Excel 16 e HBM SPSS 26. Os resultados indicam que a qualidade de ensino não foi das melhores no período em análise, motivada por: uso de plataformas não adequadas para um ensino online; incumprimento de actividades curriculares planificadas; inadequação de materiais fornecidos aos alunos para aprendizagem no modelo e-learning; falta de meios ou o não domínio dos mesmos para aceder adequadamente às matérias e as plataformas de ensino, o que de maneira significativa contribuiu para a insatisfação dos estudantes com o processo de ensino aprendizagem no período em análise.