Prática docente: estratégias de ensino-aprendizagem dos alunos em classes iniciais nas escolas públicas em Moçambique
Keywords:
Prática docente; Estratégias de aprendizagem; Estimulação dos alunos; COVID-19Abstract
Neste estudo de caráter teórico tentamos trazer uma reflexão sobre a actuação dos docentes nas classes iniciais e delinear estratégias que estimulem os alunos para a participação activa em aulas nas classes iniciais nas escolas públicas no contexto da COVID-19. Com o cancelamento das aulas durante o primeiro semestre 2020, em cumprimento dos decreto presidencial no 11/2020 sobre o estado de emergência devido a pandemia da COVID-19, pode-se cmprometer o desempenho e a motivação dos alunos, pois, este cenário alterou por completo as formas de ensino e aprendizagem. Adoptar estratégias para estimular a motivação e aprendizagem dos alunos no periodo pos-pandemia é desafio das das fmalias, do MINEDH e das escolas com principal destaque para a prática docente. Com base na revisão bibliográfica e análise documental embasada na Psicologia histórico cultural de Vygotsky (1896-1934) e do interacionismo simbólico na visão de Sampaio e Santos (2011), foi possível constatar nas notas finais que devido a diversidade cultural e as desegualidades sócio-económicas das familias, consequentemente do aluno a prática docente torna-se complexa e desafiadora.