Implementação de estágios profissionalizantes no período de COVID-19: uma experiência dos cursos de Licenciatura em ensino Básico e em Ciências Ambientais
Keywords:
Estágio profissionalizante, Tecnologias educacionais, supervisor, TutorAbstract
O presente artigo é resultado de reflexões sobre a implementação de estágio pedagógico e técnico-profissional nos cursos de Licenciatura em ensino Básico e Ciências Ambientais respectivamente na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) no período de COVD 19. Assim, falar de supervisão pedagógica num contexto de formação inicial implica repensar nas práticas implementadas na UP com a finalidade de estimular e desenvolver competências, atitudes autónomas, participativas e colaborativas dos futuros professores e técnicos de outras áreas. Este tema enquadra-se no eixo “Que didácticas, dinâmicas do ensino, avaliação e outras, em contexto de crise e como recurso a plataformas tecnológicas? A fundamentação teórica baseou-se nos saberes dos teóricos como Pimenta & Lima (2011), Tczani (2011), Medeiros (2012) e outros. A partir de uma abordagem qualitativa fez-se análise de dados obtidos, através do questionário aplicado aos estudantes do 4o ano do curso de Licenciatura em ensino Básico e os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências de Ambientais. O estudo permitiu concluir que os estagiários avaliam positivamente a sua experiências de realizar o estágio profissionalizante no período de COVI-19 apesar dos desafios que este processo impôs como a falta de internet, falta de transporte para o local de estágio devido a limitação do número de passageiros, falta de infraestruturas tecnológicas nas instituições, falta de capacitação para o uso das plataformas recomendadas, problemas de comunicação com os encarregados de educação e falta de recursos para providenciar o acesso as plataformas. Também, consideram condições necessárias para a realização de estágio a disponibilização de kits de equipamento e material de higiene e segurança, uso de recursos tecnológicos para a supervisão das actividades de estágio, capacitação de todos os intervenientes no uso de plataformas de forma que certas actividades possam ser desenvolvidas em casa para evitar as deslocações diárias.