Implementação de estágios profissionalizantes no período de COVID-19: uma experiência dos cursos de Licenciatura em ensino Básico e em Ciências Ambientais

Authors

  • Ana Paula Luciano Alichi Camuendo Universidade Pedagógica de Maputo Author
  • Elídio Eugénio David Naene Madivádua Universidade Pedagógica de Maputo Author

Keywords:

Estágio profissionalizante, Tecnologias educacionais, supervisor, Tutor

Abstract

O presente artigo é resultado de reflexões sobre a implementação de estágio pedagógico e técnico-profissional nos cursos de Licenciatura em ensino Básico e Ciências Ambientais respectivamente na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) no período de COVD 19. Assim, falar de supervisão pedagógica num contexto de formação inicial implica repensar nas práticas implementadas na UP com a finalidade de estimular e desenvolver competências, atitudes autónomas, participativas e colaborativas dos futuros professores e técnicos de outras áreas. Este tema enquadra-se no eixo “Que didácticas, dinâmicas do ensino, avaliação e outras, em contexto de crise e como recurso a plataformas tecnológicas? A fundamentação teórica baseou-se nos saberes dos teóricos como Pimenta & Lima (2011), Tczani (2011), Medeiros (2012) e outros. A partir de uma abordagem qualitativa fez-se análise de dados obtidos, através do questionário aplicado aos estudantes do 4o ano do curso de Licenciatura em ensino Básico e os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências de Ambientais. O estudo permitiu concluir que os estagiários avaliam positivamente a sua experiências de realizar o estágio profissionalizante no período de COVI-19 apesar dos desafios que este processo impôs como a falta de internet, falta de transporte para o local de estágio devido a limitação do número de passageiros, falta de infraestruturas tecnológicas nas instituições, falta de capacitação para o uso das plataformas recomendadas, problemas de comunicação com os encarregados de educação e falta de recursos para providenciar o acesso as plataformas. Também, consideram condições necessárias para a realização de estágio a disponibilização de kits de equipamento e material de higiene e segurança, uso de recursos tecnológicos para a supervisão das actividades de estágio, capacitação de todos os intervenientes no uso de plataformas de forma que certas actividades possam ser desenvolvidas em casa para evitar as deslocações diárias.

Author Biography

  • Ana Paula Luciano Alichi Camuendo, Universidade Pedagógica de Maputo

    Doutorada em Educação/Currículo pela Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia, docente da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática na Universidade Pedagógica de Maputo e pesquisadora do CEPE. 

Published

2025-09-04