A Cidadania no ensino: Um instrumento de participação do estudante na vida pública no Pós Covid– 19

Authors

  • Amílcar Ernesto Chambe Author
  • Ana Luísa Veloso Universidade do Minho Author
  • Adriano Fanicela Niquice Universidade Pedagógica de Maputo Author

Keywords:

Cidadania, Cidadania fiscal, Covid-19

Abstract

O presente artigo científico, discute sobre a cidadania no ensino: Um instrumento de participação do estudante na vida pública no Pós Covid-19. O objectivo do presente artigo é de analisar a cidadania fiscal como um instrumento para o despertar da consciência ao cidadão para a necessidade de dar o seu contributo para o desenvolvimento da nação. Para a sua realização, recorreu-se ao método da revisão bibliográfica e estudo documental. No mesmo foi possível concluir que os efeitos da pandemia de Covid-19 revelam – se de grandes proporções para a administração pública moçambicana, com maior enfoque nas áreas de educação, economia e saúde. Em contraponto, há a necessidade imperiosa, e que deve ser seguida, em reconhecimento ao Estado democrático instituído no país, a exigência do cumprimento do dever fundamental de pagar imposto por parte do contribuinte. Actualmente, as receitas arrecadadas não são suficientes para a satisfação das necessidades do país e são sinónimo da necessidade de desenvolvimento de comportamentos de cidadania, em particular da cidadania fiscal. É também abordada a componente educação para a cidadania, revendo as normas legais que norteiam a sua implementação bem como o papel que as instituições de ensino superior podem desempenhar na promoção da cidadania. Para a concepção do artigo foram realizadas pesquisas, com base em levantamento bibliográfico.

Published

2025-09-04