Chamada de artigos para o número 06

2025-09-02

Dossier temático violência nas escolas e práticas educativas inclusivas

 

1. Introdução

A Revista Moçambicana de Psicologia e Educação (PSIEDU) da Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Pedagógica de Maputo, é um periódico electrónico, que contém artigos com texto integral, comunicações disponibilizadas online cujo objectivo é divulgar resultados de pesquisa nas áreas de Psicologia e Educação ou aréas afins, relacionada a estes dois domínios de conhecimento.

Os artigos e comunicações científicas e manuscritos podem ser de vários tipos incluindo revisão bibliográfica, estudo de caso, revisão bibliométrica, pesquisa ação, survey e devem ser submetidos através da pagina https://revistas.up.ac.mz/psiedu/about/submissions

 

2. Temática

Tendo em consideração o cenário educacional, social, cultural e político actual de Moçambique, bem como, a prevalência de casos de violência nas escolas, bairros e vias publicas, envolvendo adolescentes e jovens, a Revista PSIEDU, lança o Dossier temático violência nas escolas e práticas educativas inclusivas com os seguintes eixos temáticos:

  1. Perspectivas de actuação dos psicólogos na prevenção da violência nas escolas;
  2. Gestao Escolar e prevençao da violencia;
  3. Educação e diversidade cultural;
  4. Assédio e abuso sexual nas escolas;
  5. Contribuiçðes da Psicologia e Educação visando a melhoria de programas e políticas públicas;
  6. Pedagogias e didáctivas, respeitosas, incluivas e de cuidado;
  7. Formação de Professores e violência escolar;

 

3. Regras sobre a seleção dos trabalhos

A Revista aceitará:

  • Trabalhos com carácter mais reflexivo-analítico ou de revisão teórica;
  • Trabalhos suportados por pesquisa empírica ou de campo (quantitativos, qualitativos ou mistos) que tragam soluções ou alternativas para problemas concretos;
  • Trabalhos que descrevam experiências de resgate de valores morais;
  • E outros de índole científico-académico.

Os trabalhos serão submetidos à avaliação de pares ad hoc, que recomendarão, ou não, a publicação. A identidade de autores e pares será mantida em sigilo no decurso do processo de avaliação.

  • A publicação dos trabalhos não implicará em remuneração dos autores.
  • A priorização da publicação dos artigos enviados dependerá de juízo de oportunidade dos Editores, que poderão agrupar trabalhos em edições especiais ou programá-los para edições sem temática central definida.
  • As opiniões emitidas pelo(s) autor(es) e/ou pela(s) autora(s) em seu trabalho são de sua exclusiva responsabilidade, não representando, necessariamente, o pensamento dos editores ou da Revista Moçambicana de Psicologia e Educação.
  • Aos editores é reservado o direito de verificar as revisões gramaticais e alterações pertinentes;

 

4. Normas Editoriais para a elaboração dos trabalhos

Os trabalhos devem estar redigidos em Português, ter um mínimo de 15 páginas e um máximo de 20 páginas e observar as normas de produção e publicação de trabalhos científicos da UP-Maputo edição 2025 e Normas APA 7ª edição 2020. Em termos gráficos o espaçamento deve ser de 1.5cm entre as linhas, parágrafo justificado, corpo em tamanho 12, Time New Roman.

Na estrutura do texto, recomenda-se a seguinte formatação:

  • Título – Deve ser apresentado centralizado, fonte Time New Roman, no centro, negrito, tamanho 14.
  • Autores – Nome do(s) autor(es) alinhamento à direita, fonte Times New Roman, tamanho 12. Abaixo do nome do autor, também alinhado à direita, os dados do título académico e informação sobre o vínculo profissional do autor, letra formato Times New Roman, tamanho 11 em itálico.
  • Resumo e Abstract – Resumo (até 250 palavras) e 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave. No resumo deverão constar, para além do tema, os objectivos, os métodos, resultados e conclusões.
  • Introdução, desenvolvimento e conclusão
  • As referências devem estar organizadas em ordem alfabética no final do texto. É pertinente colocar somente nas referências os autores citados ao longo do texto.

 

5. Cronograma (datas importantes)

25/08/2025– Início da submissão dos trabalhos;

25/08/2025  a 25/11/2025– periodo de submissão dos trabalhos;

23/12/2025 – Comunicação do parecer aos autores;

20/01/2026 - Publicação da Revista (on-line).