Pandemia do COVID_19_reflectindo sobre o Estágio Pedagógico na preparação de professores da educação básica na Universidade Pedagógica De Maputo

Autores

  • Bonifácio Obadias Langa Autor
  • Med. Chadreque Alexandre Guambe Universidade Pedag'ogica de Maputo Autor
  • Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais Autor

Palavras-chave:

Estágio Pedagógico. Prática de Ensino. Docência. COVID-19

Resumo

Este artigo tem como título, Pandemia do COVID-19: reflectindo sobre o Estágio Pedagógico na preparação de professores da educação básica na Universidade Pedagógica De Maputo Moçambique. Tem como objectivos analisar o Estágio Pedagógico no curso de Ensino Básico e explicitar as implicações das actividades remotas adotadas no âmbito do COVID-19 na preparação de professores. Baseados em uma abordagem quali-quantitativa, o estudo contou com vinte e quatro sujeitos de pesquisa que responderam a um questionário. Os resultados apontam para a necessidade de ajustamento de estratégias de supervisão do estágio, assim como a restruturação dos objectivos tendo em conta que o curso de Ensino Básico é maioritariamente frequentado por professores em exercício. Conclui-se que o estágio realizado durante a Pandemia de COVID-19, não possibilitou o desenvolvimento de conhecimentos e saberes para iniciação à docência, havendo a necessidade do prolongamento das actividades assim que se retornar as aulas presenciais.

Downloads

Publicado

2025-09-04