As zonas de influência pedagógica como espaços de colegialidade da prática docente

Autores

  • Adelino Inácio Assane Autor
  • Prof. Dra. Carmen Lúcia Vidal Perez Universidade Federal Fluminense Autor

Palavras-chave:

ZIP. Colegialidade. Formação contínua

Resumo

No presente texto pretendemos discutir as Zonas de Influência Pedagógica (ZIPs) como espaços de discussão aberta das práticas dos professores, isto é, espaços que funcionam como colegialidade docente. Constitui parte integrada de um estudo que estamos a desenvolver com professores das Zonas de Influência Pedagógica das Escolas Primárias de Muecate – Sede (Distrito de Muecate) e da Barragem (na Cidade de Nampula) no âmbito da tese de Doutoramento em Educação. Através de conversas, observação e participação em seminários de aperfeiçoamento pedagógico é possível perceber as bases norteadoras dos encontros de formação continuada que ocorrem nas escolas ou nas ZIPs. Colegialidade entendida como processo de articulação de consensos, nas Zonas de Influência Pedagógica a que nos referimos, ocorre de forma burocrática. Estamos a defender neste texto uma colegialidade espontânea, onde os diferentes elementos que interveem na formação contínua participam na identificação, realização, discussão e acompanhamento dos temas que corporizam a formação contínua ao nível da ZIP.

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Publicado

2025-09-02

Edição

Secção

Artigos