Satisfação Académica em Estudantes do Ensino Superior

Autores

  • Ivo Félix Caroa de Sousa Salomão Autor
  • Prof. Dr. Mussa Abacar Autor

Palavras-chave:

estudantes, ensino superior, satisfação académica

Resumo

O objectivo deste trabalho foi de avaliar o perfil de satisfação académica de estudantes do ensino superior relativamente à qualidade de formação oferecida pela Universidade Pedagógica - Delegação de Nampula, estabelecendo possíveis correlações com as variáveis sócio-demográficas. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, do tipo quantitativo. Participaram desta pesquisa 143 estudantes do curso de graduação em Ensino Básico, sendo 44 do sexo masculino e 99 do sexo feminino. Os dados foram colectados através de um questionário sócio-demográfico e Escala de Satisfação Académica. Para a sua análise usou-se o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados mostraram que a dimensão mais crítica da satisfação académica no curso estudado é a de satisfação com o curso, seguida de oportunidades de desenvolvimento e por último a satisfação com a instituição. As correlações entre as variáveis sócio-demográficas com as dimensões da satisfação académica demonstraram diferentes resultados. Para a variável sexo, somente o ser de sexo feminino se correlacionou positivamente com a dimensão oportunidade de desenvolvimento; a idade associou-se de forma estatisticamente positiva com a satisfação com a instituição; a variável ano de frequência correlacionou-se negativamente com a satisfação com o curso; a variável número de vezes que o estudante reprovou de ano apresentou correlação significativamente negativa com a dimensão oportunidade de desenvolvimento. Por fim, a variável número de cadeiras em dívida correlacionou-se negativamente com o curso e com a instituição. É sublinhada a necessidade de desenvolvimento de acções centradas na melhoria dos níveis de satisfação académica dos estudantes estudados.

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Publicado

2025-09-02

Edição

Secção

Artigos