Auto-eficácia e motivação académica na perspectiva sócio-cognitiva de aprendizagem

Autores

  • Prof. Dra. Bendita Donaciano Lopes Autor
  • Dra. Vinólia Filipe Mondlane Francisco Autor
  • Med. Francisco Ernesto Francisco Autor

Palavras-chave:

Auto-eficácia, Motivação, Aluno, Professor

Resumo

Propomo-nos, com este corpo de revisão, discutir a associação do senso entre a auto-eficácia e a motivação académica, sob prisma sócio cognitivo de aprendizagem de Albert Bandura que, no contexto da psicologia da educação, este modelo apresenta uma abordagem com enfoque para as crenças e expectativas intrapessoais próprias dos alunos. Enfatizamos aqui, questões de auto-eficácia e motivação académica ressaltando o papel do aluno e do professor no contexto ecológico - sistémico de aprendizagem. Nesta lógica, a auto-eficácia é assumida como conjunto de percepções ou crenças que pesam sobre o sujeito em relação às suas singulares capacidades, habilidades e competências de organização e execução das actividades para determinados resultados académicos. E, a motivação neste caso, representa uma energia intrínseca ou extrínseca, que estimula o organismo à acção. Em meio a esta discussão, a auto-eficácia e motivação representam-se como dois construtos interdependentes e indissociáveis, elegíveis, para o desempenho, desenvolvimento e rendimento académico do aluno. O professor encarregado de competências interpessoais, lhe é nobre e exclusivo o acto pedagógico para suscitar, promover e assegurar o desenvolvimento destas capacidades de acordo com as particularidades, experiências de êxito e fracasso do aluno, a realidade sistémica e os objectivos de realização educativa. 

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Publicado

2025-09-02

Edição

Secção

Artigos