Administração do Sistema Educativo e o Papel da Escola Pública (Secundária e “Universitária”) e seus desafios na época Neoliberal
Palavras-chave:
Administração da educação. O papel da escola pública (secundária e “universitária”). A democratização da gestão.Resumo
O artigo remete a uma análise histórica às políticas educativas moçambicanas no âmbito da massificação, universalização e emancipação da educação. Procura interpretar as configurações assumidas pelo Estado como o garante da educação universal. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter teórico, quer dizer, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada no levantamento bibliográfico e na análise documental. E o resultado traduz reflexões mais profundas sobre o papel da escola pública na caracterização, empreendida em dois contextos históricos distintos de desenvolvimento da sociedade moçambicana. Igualmente, caracteriza as políticas públicas inerentes aos fortes valores da democratização do ensino e da desregulação da educação. Relaciona também a gestão da diversidade social, demonstrando as implicações do gerencialismo no sistema
educativo, sobretudo na maneira como estas políticas afectam a vida social, o que revela o incumprimento do papel humano de inclusão e cooperação social da educação pública.