Administração do Sistema Educativo e o Papel da Escola Pública (Secundária e “Universitária”) e seus desafios na época Neoliberal

Autores

  • Alberto Jose Majaha Muchanga Junior Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Prof. Dr. Alberto Bive Domingos Universidade Pedagógica de Maputo Autor

Palavras-chave:

Administração da educação. O papel da escola pública (secundária e “universitária”). A democratização da gestão.

Resumo

O artigo remete a uma análise histórica às políticas educativas moçambicanas no âmbito da massificação, universalização e emancipação da educação. Procura interpretar as configurações assumidas pelo Estado como o garante da educação universal. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter teórico, quer dizer, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada no levantamento bibliográfico e na análise documental. E o resultado traduz reflexões mais profundas sobre o papel da escola pública na caracterização, empreendida em dois contextos históricos distintos de desenvolvimento da sociedade moçambicana. Igualmente, caracteriza as políticas públicas inerentes aos fortes valores da democratização do ensino e da desregulação da educação. Relaciona também a gestão da diversidade social, demonstrando as implicações do gerencialismo no sistema
educativo, sobretudo na maneira como estas políticas afectam a vida social, o que revela o incumprimento do papel humano de inclusão e cooperação social da educação pública.

Biografia do Autor

  • Prof. Dr. Alberto Bive Domingos, Universidade Pedagógica de Maputo

    Doutor em Políticas Públicas e Administração da Educação. Docente da Universidade Pedagógica, Departamento de Ciências da Educação e Psicologia, Delegação de Quelimane.

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Publicado

2025-09-02

Edição

Secção

Artigos