Práticas de ensino e aplicações da Geometria Descritiva na solução de problemas tecnológicos e de engenharia

Autores

  • Daniel Dinis DA COSTA Universidade Pedagógica de Maputo Autor
  • Amilcar P. da Costa Xavier Universidade Pedagógica de Maputo Autor

Palavras-chave:

Educação, Geometria Descritiva, Concepções e práticas profissionais

Resumo

O estudo visa explorar os factores subjacentes às concepções e práticas profissionais dos alunos-professores do ensino da geometria descritiva 3D em Moçambique. O estudo também emprega uma abordagem de método misto de teoria fundamentada para a recolha de dados de dois grupos focais, seis entrevistas e um questionário com 150 participantes. Este é um estudo de análise factorial que também se esforçou para realizar uma solução de quatro factores. A Análise de Componentes Principais (PCA) engloba uma estrutura com itens agrupados em quatro factores. O teste Alpha de Cronbach para os 40 itens rendeu uma pontuação de 0,85 com uma boa confiabilidade. O índice Kaiser-Meyer-Olkin Measure de Adequação da amostra foi de 0,58 e o teste de esfericidade de Bartlett significativamente menor que 0,05, demonstrando que o instrumento da matriz de identidade era confiável e confirmando a utilidade da análise factorial. Os dados agrupados emergentes foram, nomeadamente, a visualização espacial e raciocínio relacionado com os fundamentos da geometria 3D; aprendizagem profissional que consiste em aprender a ensinar geometria, avaliação e apoio à aprendizagem. Esses itens categóricos mediam a aprendizagem e a prática no sentido do desenvolvimento de habilidades espaciais. Os resultados mostram alguns pontos fortes em termos de compreensão das concepções e práticas profissionais com uso da plataforma Blender (GNU GPL Versão 2). Novos estudos sugerem uma amostra maior. A análise adicional dos efeitos de uma variável de controle (intervenção) em pares dependentes pode ser realizada usando análise de regressão multivariada.

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Publicado

2025-06-03