Hiperdocumento como recurso de aprendizagem para física

Autores

  • Manuel J. Silva OLIVEIRA Autor
  • Dra. Cacilda Nhanisse Universidade Pedagógica de Maputo Autor
  • Raquel Salcedo Gomes Gomes Universidade Federal do Rio Grande Sul, Autor
  • José Valdeni de Lima Universidade Federal do Rio Grande Sul Autor

Palavras-chave:

Hiperdocumento, Recurso de Aprendizagem, Física.

Resumo

Este artigo tem como objetivo, a criação de um hiperdocumento como recurso de aprendizagem de Física para alunos do ensino médio, que possa apresentar uma visão panorâmica dos conteúdos abordados nesse nível de ensino. Para o desenvolvimento da hipermídia tomou-se como base o método para projecto de hiperdocumentos para o ensino, composto por três fases distintas, nomeadamente: modelagem conceitual hierárquica, projecto navegacional de contexto e o modelo de interface que corresponde a fase de construção e teste. Os resultados
dos testes iniciais revelaram-se funcionais e optimistas. Como trabalhos futuros, pretende-se realizar duas ações: Uma delas, é avaliar o recurso de aprendizagem proposto com base na norma ISO/IEC 25010 (2011) que permite
avaliar a qualidade de um software em várias perspectivas e outra medir o grau de aceitação e de aprendizagem dos alunos.

Downloads

Publicado

2025-06-03