O IMPACTO DA ESCOLHA DO MODELO BILINGUE EM MOÇAMBIQUE PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Palavras-chave:
ensino bilingue, necessidades educativas especiais, ensino-aprendizagem, surdo-mudo, currículoResumo
Este texto pretende provocar uma reflexão conjunta e em voz alta quanto à escolarização de crianças portadoras de deficiência na aprendizagem, vulgo necessidades educativas especiais. Entende-se por necessidades educativas especiais aquelas que resultam de limitações significativas que os aprendentes experimentam, como resultado de modificações funcionais e estruturais. Estas modificações podem ser permanentes, o que resulta em dificuldades continuadas quer no domínio da comunicação, aprendizagem, mobilidde, autonomia, quer no que se refere ao relacionamento interpessoal ou na participação social. A quastão é: como operacionalizar o currículo no ensino bilingue, de forma a abranger aulos com necessidades especiais, caso dos surdos-munos. Partindo do pressuposto que o currículo é uma construção cultural historicizada, então, a sua aplicação dependerá de condicionalismos vários e de interesses conflituosos. É nessa coflitualidade que julgamos haver espaço para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no currículo regular, pois compete à escola o estabeleciemnto do que se deve aprender, como e quando aprender, que formas de organização de ensino semostram mais eficientes para o sucesso de todos os alunos, independentemente da sua condição.