Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Instruções para Autores

Os autores são convidados a fazer uma submissão a esta revista. Todas as submissões serão avaliadas por um editor para determinar se atendem aos objetivos e escopo desta revista. Os trabalhos considerados adequados serão enviados para avaliação por pares antes de determinar se serão aceites ou rejeitados.

Antes de fazer uma submissão, os autores são responsáveis por obter permissão para publicar qualquer material incluído na submissão, como fotos, documentos e conjuntos de dados. Todos os autores identificados na submissão devem consentir em ser identificados como autores. Quando apropriado, a investigação deve ser aprovada por um comité de ética apropriado de acordo com os requisitos legais do país do estudo.

Um editor pode rejeitar uma submissão se ela não atender aos padrões mínimos de qualidade. Antes de submeter, certifique-se de que o desenho do estudo e o argumento da investigação estejam estruturados e articulados adequadamente. O título deve ser conciso e o resumo deve ser autossuficiente. Isso aumentará a probabilidade dos avaliadores concordarem em avaliar o artigo. Quando estiver satisfeito de que sua submissão atende a esse padrão, siga a lista de verificação abaixo para preparar sua submissão.

Forma e preparação de manuscritos

  • Resumo

O resumo deve ser escrito usando o tipo de letra Times New Roman em tamanhos 14 para o Título do artigo, 10 e bold (negrito) para nomes dos autores, 10 para título e texto do resumo, 10 para os títulos e conteúdos. A extensão do resumo final do artigo não pode exceder 1800 caracteres (incluindo espaços).

  • Introdução

A separação de linhas é de simples e entre parágrafos é 6pt. Deve-se prestar atenção a data, o tipo de pesquisa e os assuntos citados, bem como as referências que suportam o argumento do autor. Deve se sugerir a eliminação de opiniões pessoais não suportadas pela literatura.

A introdução deve apresentar de forma breve e clara, fundamentação e os propósitos do estudo, fornecendo elementos necessários para a compreensão do trabalho. Ele deve ter: i) o problema (objecto); ii) o conhecimento do autor sobre o assunto (referências) e; justificativa e os objectivos.

As tabelas e as figuras não devem exceder a largura das margens. Todas as tabelas e figuras devem ter uma legenda com o número e o título do objecto boldado. A legenda é colocada em cima, quando s dee tratar tabela e abaixo quando se tratar de gráfico. O objecto e sua legenda devem estar centralizados e por outro lado as legendas e o conteúdo das tabelas têm fonte 8pts, espaçamento de opt acima e 0pt abaixo.

  •  Materias e Métodos (Metodologia) 

O autor precisa deixar claro como, quando e em que condições os procedimentos foram realizados e quais os passos seguidos, o período e o local de realização. E, deve permitir ao avaliador reconstruir o processamento dos métodos empregues, sendo sintético, claro e preciso. 

Os pontos básicos a ter em conta na avaliação deste capítulo são: a população de estudo (se aplicável), critérios de seleção de amostra, tamanho e sua base de cálculo (se aplicável), tipo de estudo, instrumentos de pesquisa, treinamento, calibração de instrumentos (se aplicável), validades internas e externas do tipo de pesquisa.

  • Resultados (ou Resultados e Discussão) 

Os resultados devem ser apresentados de forma objectiva, precisa e em sequência lógica (através de tabelas, gráficos e figuras) sem necessidade de descreve-las. Estes devem ser apresentadas de forma clara e simples. 

Deve ser avaliada as principais constatações, suas implicações e aplicações. Deve-se garantir a existência de confrotações dos resultados obtidos em outros estudos/literarura, a presença de explicações de possíveis descrepâncias encontradas e comentários sobre as limitações da investigacão. A discussão deve permitir a contextualização dos resultados apresentados e dimensionar o interesse e a sua originalidade.  

Deve-se fazer uma avaliação bastante profunda da sua redação, pois ele vai indicar a presença ou ausência de conhecimento sobre o tema

  • Conclusões

Estas devem ser fundamentadas nos resultados, contendo deduções lógicas que correspodem aos objectivos propostos na introdução. As coclusões devem ser breves, exactas e acompanhando a sequência proposta nos objectivos. Elas devem reafirmar a ideia principal do estudo, podendo apresentar sugestões. 

 

Condições para Submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Instruções para Autores.</li >
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outra revista para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram numeradas e rotuladas.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

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Última atualização: 28 de Maio de 2025

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